Educação a Distância Educação a Distância ::: Nutrição e Saúde :::: Dicas para compras saudáveis no supermercado

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas para compras saudáveis no supermercado

1. Não vá às compras com fome! Com fome compramos mais do que precisamos.
2. Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o "supérfluo" de lado, pois se o alimento está disponível em casa, mesmo que seja só para as "visitas" você acaba comendo.
3. Comece suas compras pelo setor de hortifrutis, assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes (que são volumosos). Além disso, dê preferência aos produtos orgânicos!
4. Se você mora sozinho, uma dica é comprar algumas verduras congeladas, tipo couve, espinafre, brócolis, para evitar que elas estraguem com facilidade.
5. Evite o corredor de doces e salgadinhos, para evitar as tentações!
6. Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os menos calóricos e menos gordurosos e com mais fibras (integrais). Às vezes, marcas diferentes do mesmo produto diferem muito em sua composição.
7. Não se iluda com as ofertas levando quantidades desnecessárias.
9. Não exagere nas conservas e enlatados, pois possuem muitos conservantes e sódio (sal). Nesse caso, prefira os alimentos em água e não em óleo.
13. Quando for ao setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais, integrais e sem recheios.
15. Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos (amendoins, azeitonas, queijos, salame, salgadinhos), para evitar beliscar fora de hora.
17. Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelos lights e diets. O ideal, porém, é evitar qualquer tipo de refrigerante, pois podem impedir a absorção de alguns nutrientes.
18. Quando for escolher os sucos industrializados, prefira as versões light ou sem açúcar, e os que possuem menos conservantes. Porém, não se esqueça que o suco natural é mais saudável, pois fornece vitaminas e minerais.
19. Use e abuse de ervas e temperos naturais para acentuar o sabor dos alimentos.
20. Verifique nos rótulos dos alimentos se eles contêm gordura trans ou hidrogenada e fique longe dela. Esse tipo de gordura é responsável pelo aumento do colesterol ruim.
21. Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você garante a leveza das preparações, e economiza calorias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário