Educação a Distância Educação a Distância ::: Nutrição e Saúde :::: Probióticos e Prebióticos

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Probióticos e Prebióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que equilibram a flora intestinal, combatendo os microrganismos patogênicos que liberam substâncias tóxicas no intestino e que podem causar doenças. Algumas bactérias utilizadas como probióticos são as bifidobactérias e os lactobacilos. Os probióticos podem ser encontrados em alguns iogurtes e leites fermentados.
Os benefícios para a saúde através da ingestão de probióticos são: estabilização da flora intestinal após o uso de antibióticos, aumento da resistência gastrointestinal, melhora na digestão da lactose em indivíduos com intolerância à lactose, fortalecimento do sistema imunológico, alívio da constipação, aumento da absorção de minerais e vitaminas, diminuição do risco de câncer e doenças cardiovasculares, redução dos níveis de colesterol e pressão arterial, controle de úlceras e colite, e prevenção de infecções urogenitais.
Já os prebióticos são fibras alimentares não digeríveis (fruto-oligossacarídeo - FOS e a inulina) que estimulam o crescimento dos probióticos, e podem ser encontrados naturalmente na banana, cevada, mel, trigo, aveia, centeio, tomate, cebola, alho, açúcar mascavo, alcachofra, aspargo e chicória. Os prebióticos podem ser adicionados em alguns alimentos como, por exemplo, em iogurtes e suplementos alimentares.
Os prebióticos possuem as seguintes funções no organismo: manutenção da flora intestinal, prevenção da osteoporose devido à maior absorção de cálcio, melhora do funcionamento intestinal prevenindo a diarréia e a constipação, redução do risco de câncer de cólon, diminuição do risco de arteriosclerose devido à redução dos níveis sanguíneos de triglicerídeos, glicose e colesterol, e estímulo das defesas corporais.
Existem ainda produtos simbióticos, que são aqueles onde probióticos e prebióticos são combinados. Os alimentos citados anteriormente são denominados “alimentos funcionais”, por conterem substâncias ou nutrientes, que além das funções nutricionais básicas, quando consumidos na dieta habitual, produzem efeitos benéficos à saúde. É importante lembrar que uma boa saúde não depende somente do consumo de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário