Educação a Distância Educação a Distância ::: Nutrição e Saúde :::: A verdade sobre as dietas de mentira

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A verdade sobre as dietas de mentira

Você abre a internet e lá vem uma enxurrada de dietas. Aparece de todo lugar e não há como resistir: além de propor grande perda de peso em pouquíssimo tempo, parecem surgir de instituições famosas. O mais surpreendente é que, apesar de famosa entre as mulheres, os supostos autores nem imaginam de onde surgiu. Para não cair em ciladas, fique de olho em dietas que......
....funcionam à base de um tipo de alimento.
São radicais, dispensam um ou mais nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas, carboidratos, vitaminas ou gorduras. Com baixíssimas calorias (no máximo, 500 por dia) e alta deficiência nutricional, elas emagrecem no começo. Além disso, pode provocar intolerância em relação ao grupo de alimento escolhido como emagrecedor.
....prometem milagres à base de shakes
Apesar de serem balanceados nutricionalmente, com a quantidade suficiente de carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas, os shakes foram elaborados para substituir apenas uma refeição por dia. Traduzindo: se você se alimentar apenas de shakes, emagrecerá(já que cada uma tem cerca de 500 cal), mas logo seu organismo dará sinais de carência nutricional. Para um resultado duradouro, deve seguir também uma dieta equilibrada.
....dizem sim a alimentos muito calóricos
O princípio parece simples: é baseado na combinação de alimentos que purificam o organismo e queimam gordura. Durante dez dias, a compensação é feita com frutas (um dia, só pode abacaxi; no outro, só melão). Aos poucos, você vai introduzindo outros alimentos – mas é só no 20º dia que pode comer proteínas e finalmente ceder às tentações da carne. Além de não ter fundamento nutricional por excluir grupos alimentares importantes, esta dieta deixa o corpo enfraquecido, provocando acidez gástrica e aparecimento de aftas, anemia e herpes.
.... duram dez dias ou menos
Elas até dão um impulso inicial, mas não induzem a verdadeiras mudanças nos hábitos alimentares. Isso significa que assim que voltar a comer como antes, engorda tudo de novo.
.... garantem a perda de 20 quilos em 30 dias
É impossível emagrecer tudo isso e continuar com saúde. Todo programa balanceado e saudável propõe uma redução de meio a 2 quilos por semana. E o cardápio deve permitir a ingestão de 1000 a 1200 calorias, quantidade suficiente para você aguentar ao longo do dia. Dietas de fome, você sabe, fazem os ponteiros da balança subir rapidamente.
.... são compostas de cerca de 700 calorias por dia
Pura roubada. Só para você ter uma idéia, uma pessoa com 60 Kg gasta, em média, 30 calorias por quilo (sem praticar atividade física), o que equivale a uma queima diária de 1800 cal. Se quiser emagrecer, para depois manter o peso, o ideal é ingerir, no mínimo, de 1000 a 1200cal por dia. Você economiza de 600 a 800cal e perde meio quilo a cada três dias.
.... trabalham apenas em associação com medicamentos
Remédios funcionam sim, mas só com orientação médica – nada de seguir conselhos de amiga. Algumas substâncias podem prejudicar muito sua saúde, causando depressão e ansiedade.
.... incentivam o uso de diurético e laxante
Os laxantes irritam a mucosa intestinal. O uso excessivo leva à colite (inflamação no cólon do intestino grosso), que provoca cólicas abdominais e até intestino preso. Os diuréticos, em contrapartida, estimulam a filtração da urina pelos rins, fazendo o corpo perder muito potássio. Sem contar que, quando você pára de tomar, o rim fica inchado e demora até dois meses para funcionar normalmente.
.... excluam uma ou mais refeições
As melhores (e mais eficazes) dietas são as que têm de quatro a cinco refeições por dia. Isso faz com que o estômago não fique em jejum por um longo período e não tenha o metabolismo prejudicado. Se o organismo recebe menos alimento do que precisa, logo “se defende” funcionando mais devagar para aproveitar melhor cada ‘graminha’ de comida – é uma preparação para passar fome de novo.
....eliminam totalmente a gordura
Pesquisadores garantem que uma das razões pelas quais as pessoas não terminam de fazer dieta é porque elas ingerem menos do que 25% de gordura por dia. Tudo começa bem e logo elas caem na gula. A dieta ideal é a que contém de 20 a 25% de gordura, além de 20 a 30% de proteínas e de 50 a 60% de carboidratos.

Obs: Este artigo foi retirado do site: http://www.psicobesidade.com.br/, visite e acesse artigos atuais e interessantes!

Um comentário:

  1. Isso é verdade tenho uma amiga que faz todos os tipos de dietas, toma tudo que a internet oferece e espera por um milagre á anos. Coitada esta sempre aos seus 95 kilos. Parabens e obrigada por compartilhar algo tão maravilhoso. Abraços Heudes.

    ResponderExcluir