Atualmente milhares de informações sobre dietas, métodos de emagrecimento e estudos sobre este assunto, estão à disposição através dos meios de comunicação. Mas porque apesar de tanta informação, as pessoas sofrem cada vez mais com o problema do excesso de peso? A resposta é simples: todo mundo sabe o que deve comer para ter uma alimentação saudável, mas para isso é preciso acompanhamento, apoio, aceitação, responsabilização, auto-conhecimento e mudança. Com o objetivo de auxiliar e orientar as pessoas que desejam reduzir peso e modificar seus hábitos alimentares, o GRUPO DE APOIO NUTRICIONAL AO EMAGRECIMENTO, oferece o suporte adequado para atingir a sua meta sem sofrimento, garantindo bem estar e mais saúde para sua vida! A proposta do GRUPO é criar um ambiente de apoio, identificando as dificuldades de cada participante em relação ao emagrecimento e a manutenção do peso. Proporciona ainda a formação de hábitos alimentares saudáveis, através da reeducação alimentar! São realizadas reuniões semanais com acompanhamento nutricional, orientações, receitas, dinâmicas, depoimentos e muito mais! O GRUPO pode ajudar você a... ...adotar uma forma saudável de se alimentar sem grandes sacrifícios ...saber a diferença entre fome e vontade de comer ...ter mais disposição para praticar exercícios físicos ...aprender a conhecer seus gostos, suas necessidades e seus desejos ...fazer escolhas alimentares mais saudáveis ...restabelecer a auto-estima ... viver mais feliz...
Inúmeras são as dúvidas relacionadas à alimentação, principalmente no que diz respeito à combinação de alguns alimentos. Quem nunca ouviu falar que comer manga e tomar leite faz mal, ou que tomar água em jejum emagrece! São recomendações seguidas que não passam de lendas ou tabus alimentares. Para esclarecer, seguem alguns mitos relacionados à alimentação: - Leite combate gastrite? A ingestão de leite foi usada por muitos anos como tratamento de doenças estomacais, mas não deve ser ingerido como medicamento. O leite aumenta a secreção ácida no estômago devido ao seu alto teor de cálcio. - Abacate engorda? Ele é uma das frutas mais calóricas, mas se consumida com moderação não provoca aumento no peso, lembrando que o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas que auxiliam na redução do colesterol. - Beber água em jejum emagrece? A água é essencial ao bom funcionamento do organismo, mas apenas a ingestão de água não reduz peso, é preciso modificar os hábitos alimentares. - Comer manga com leite faz mal? Esse mito foi criado pelos senhores de engenho na época da escravidão, para impedir que os escravos consumissem o leite e as mangas da propriedade. - Pão torrado tem calorias? O pão torrado apresenta as mesmas calorias que o pão normal, a única diferença é a quantidade de água, e por ser mais seco o pão torrado proporciona maior saciedade. - Comer massa à noite engorda? Com moderação, não existe relação com o aumento de peso, o problema está no exagero e no tipo de molho utilizado. - Limão “afina” o sangue? O limão é um alimento fonte de Vitamina C, que auxilia na absorção do ferro, um mineral importante na constituição do sangue, mas não existe relação com “afinar” o sangue. Devemos ter variedade na nossa alimentação, mas sem esquecer a moderação!
· 1 litro de leite desnatado · 1 copo de iogurte natural · 1 caixa de gelatina de morango diet ou morangos · 5 colheres de sopa de leite em pó desnatado
Modo de fazer:
Aqueça o leite à temperatura de 45º graus, um pouco mais quente que morno Adicione o iogurte, o leite em pó a gelatina dissolvida em 1 xícara de água quente deixe esfriar e misture no leite. Coloque em um recipiente bem fechado por 24 horas, deixe descansar em um lugar quente.
- água de 1 coco verde , 1 fatia grossa de abacaxi, 10 folhas de hortelã. - 1 copo de suco de melancia coado, 1 ramo de aipo (talo e folhas). - 100 ml de suco de uva, ½ pêra, 1 fatia de melão, 1 pitada de gengibre em pó. - ½ maço de agrião, 1 cenoura, 1 ramo de aipo (talo e folhas), ½ pêra, 2 ramos de salsa, bater no liquidificador com 1 copo de água e coar. - ½ pepino, 1 beterraba pequena, ½ maçã, 1 cenoura, 1 ramo de salsa, bater no liquidificador com 1 copo de água de coco e coar. - 1 copo (200ml) de água de coco, ½ fatia de abacaxi, ½ fatia de mamão, 1 colher de chá de mel. - 100ml de suco de laranja, 1 cacho pequeno de uva verde, 1 fatia de melancia, 1 raminho de hortelã. Todos os sucos devem ser batidos no liquidificador e ingeridos em seguida e de preferência não devem ser coados, para o melhor aproveitamento das fibras. Obs: Os efeitos dos sucos começam a aparecer após uma semana de uso contínuo. O ideal é tomar durante um mês, diariamente para obter um bom resultado.
É só deixar 1 litro de água filtrada ou mineral na geladeira por aproximadamente 1 hora com alguma das opções abaixo:
- 1 fruta fatiada com a casca: limão, laranja, maçã, cajú, melão, melancia, manga, kiwi. - 1 legume fatiado com a casca: pepino, abobrinha, cenoura, ou 1 rodela de beterraba. - 1 ramo de alguma erva, como alecrim, manjericão, sálvia, hortelã, salsa, capim limão, cidreira. - 1 punhado de especiarias, como cravo, canela em pau, fava de baunilha. Coloque em uma jarra de vidro e beba vários copos por dia. Você pode misturar diferentes itens, como, por exemplo, juntar laranja e limão, ou pepino com hortelã. O sabor é muito leve, além de ser altamente diurético.
Nutricionista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), atuando em Nutrição Clínica, Hospitalar, Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição e Grupo de Apoio Nutricional ao Emagrecimento com capacitação em Nutrição Estética e em Propriedades funcionais dos alimentos.