Educação a Distância Educação a Distância ::: Nutrição e Saúde :::: Fitoterápicos

sábado, 2 de outubro de 2010

Fitoterápicos

O que são Fitoterápicos?

São medicamentos obtidos através do princípio ativo de plantas medicinais, onde se utilizam exclusivamente derivados da droga vegetal tais como: suco, cera, óleo, extrato, tintura, entre outros. Os fitoterápicos são encontrados na forma de cápsulas, chás e tinturas.

Qual a diferença entre planta medicinal e fitoterápico?

As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e são muito utilizadas como remédio em uma determinada população ou comunidade. Para fazer uso das plantas medicinais, é preciso conhecer a planta e saber como colher e preparar. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. O processo de industrialização evita contaminações por microorganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma correta de administração, permitindo uma maior segurança de uso. Os medicamentos fitoterápicos industrializados devem ser registrados no Ministério da Saúde antes de serem comercializados.

Os fitoterápicos podem fazer mal à saúde?

Como qualquer medicamento, o uso abusivo de fitoterápicos, sem orientação e prescrição, pode ocasionar problemas à saúde, como por exemplo: alterações na pressão arterial, problemas no sistema nervoso central, fígado e rins, que podem levar a internações hospitalares e até mesmo à morte, dependendo da forma de uso e da dosagem utilizada.

Pensar que “O que é natural não faz mal” é errado!
Portanto, procure sempre orientação de profissionais da saúde e evite a automedicação.

Informações retiradas do site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário