Educação a Distância Educação a Distância ::: Nutrição e Saúde :::: Alimentos Termogênicos

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alimentos Termogênicos

Alimentos termogênicos são aqueles que quando digeridos geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem para o emagrecimento. Porém é importante lembrar que somente o consumo destes alimentos não é eficaz, é preciso ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.
A seguir alguns alimentos termogênicos:

Pimenta vermelha (caiena): possui uma substância chamada capsaicina que pode aumentar o metabolismo em até 20%, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Chá verde ou branco: atua na prevenção de doenças, colabora para o bom funcionamento intestinal, tem efeito diurético e auxilia na queima de gordura corporal.
Gengibre: se consumido com frequência, também pode aumentar em 20% o metabolismo. Pode ser consumido cru, em temperos, chás ou batido no liquidificador com frutas.
Canela: fortalece o sistema imunológico e também tem ação termogênica.
Guaraná em pó: tem efeito termogênico e é usado como energético, por conter cafeína.
Vinagre de maçã: contêm antioxidantes que protegem contra doenças, além de acelerar o metabolismo e diminuir o apetite.

Outros alimentos termogênicos: laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, peixes, algas, soja, brócolis, água de coco, aspargos, couve, acelga, cominho, mostarda, cebola e alho.
Os indivíduos com hipertensão arterial, problemas cardíacos e hipertireoidismo, assim como gestantes e lactantes, devem evitar o consumo excessivo destes alimentos devido ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Lembrando ainda que a quantidade recomendada de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário