Educação a Distância Educação a Distância ::: Nutrição e Saúde :::: Alimentação para diminuir retenção hídrica

domingo, 2 de janeiro de 2011

Alimentação para diminuir retenção hídrica

A retenção hídrica depende de vários fatores, dentre eles as alterações hormonais do ciclo menstrual, o uso de alguns medicamentos (pílula, cortisona, antiinflamatórios...), o consumo de alimentos ricos em sódio (sal), ingestão reduzida de água e de alimentos ricos em água.


Alimentos Diuréticos:
- Frutas: melancia, melão, limão, abacaxi, pêra, maçã, morango, maracujá, ameixa.
- Legumes e vegetais: agrião, alface, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, alcachofra, pepino, erva-doce, coentro, berinjela, chuchu, cenoura, folhas de beterraba, hortelã, vagem, abobrinha.
- Bebidas: água de coco, suco de limão (benéfico para o sistema renal), chás (salsa, hortelã, cidreira, chá verde, erva-doce, quebra-pedra).
Alimentos que devem ser evitados:
- Ricos em Sódio: salgadinhos, conservas, refrigerantes, bacon, presunto, salame, salsichão, patês, salsichas, batatas fritas, pipoca salgada, molho de soja, enlatados, mostarda, amendoim salgado, sopas prontas, catchup, temperos prontos, alimentos congelados.
Orientações:
- Diminua o sal da alimentação principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.
- O sal light é composto por 50% potássio e 50% sódio. Ele é uma alternativa para reduzir a ingestão de sódio, assim como o sal marinho que é menos refinado que o sal comum.
- Ingira em média 10 copos de água ao dia.
- Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre.
- Fuja dos alimentos industrializados. Quanto mais natural a alimentação, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo.
Atenção aos rótulos
Certos compostos de sódio são encontrados em produtos com definições diferentes:
- Bicarbonato de sódio e fosfato de sódio: no fermento em pó.
- Glutamato monossódico (realçador de sabor): presente em sopas industrializadas, biscoitos, molhos, massa de tomate, embutidos e outros itens.
- Alginato de sódio (espessante): sorvetes e achocolatados.
- Benzoato de sódio (conservante): frutas desidratadas como passa, damasco, figo.
- Ciclamato de sódio (edulcorante): presente em alguns adoçantes artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário